O transporte de madeira no Brasil é realizado principalmente pelo modo rodoviário, devido à extensa malha viária existente, oferta de diferentes tipos de veículos, seu menor preço inicial e possibilidade de escolha de rotas
Não importa a qual fim a carga será destinada: seja para papel, celulose ou carvão, é preciso haver controle ao longo do percurso que a madeira proveniente de florestas plantadas precisa percorrer do campo à fábrica.
Sistemas de pesagem são essenciais para garantir uma medição precisa da madeira, solucionando problemas graves de segurança e infraestrutura como sobrecarga em caminhões e rodovias.
Atualmente, uma dificuldade enfrentada pelas empresas é o controle da carga e a correta distribuição do peso sobre os eixos dos veículos, devido aos diferentes tipos e volumes, espécies e comprimentos de madeira transportada.
É ainda comum observar veículos de alta capacidade de carga trafegando pelas rodovias, pois proporcionam melhor desempenho operacional e custos reduzidos.
Lei da Balança
A “Lei da Balança” é parte do Código Nacional de Trânsito, tendo sido elaborado na década de 1960 e colocado em prática a partir de 1974, sendo um conjunto de artigos do referido código que dispõe sobre os limites de dimensões e pesos para veículos de carga e de passageiros.
Para uma boa confiabilidade é fundamental que erros de pesagem sejam evitados, aumentando a precisão dos processos a partir de calibrações periódicas.
Veículo retido: Prejuízo à vista!
Por exigir uma série de normas, objetivando a segurança do condutor e dos motoristas e passageiros nas rodovias, um dos maiores problemas enfrentados pelo carregamento florestal está na pesagem da carga.
Quando o veículo fica retido para o transbordo da carga excedente, um enorme prejuízo é gerado, pois terá que seguir em frente, deixando parte da carga para trás, além da multa que lhe é imposta.
Carregamento florestal: Avaliando 3 procedimentos
De acordo com uma pesquisa realizada com um operador de carregador florestal experiente na função e treinado na operação com o Sistema de Pesagem, foi definido o ponto ideal de realização da pesagem, avaliando-se 3 procedimentos:
- Pesagem no Ponto Baixo: registro do peso da carga no início do ciclo operacional, com a garra suspensa a 1 m do solo ou da pilha de toras, estabelecendo-se uma pausa de aproximadamente 5 seg para estabilização do equipamento.
- Pesagem no Ponto Médio: registro do peso da carga durante o deslocamento da garra entre a pilha de madeira e a plataforma do veículo de transporte, sem a necessidade do estabelecimento de pausas.
- Pesagem no Ponto Alto: registro do peso da carga ao final do ciclo operacional, com a garra suspensa a 1 m acima da plataforma de carga do veículo de transporte, estabelecendo-se uma pausa de aproximadamente 5 seg para estabilização do equipamento.
CONCLUSÃO
Com base nos resultados desta pesquisa, as seguintes conclusões podem ser apresentadas:
- O procedimento de pesagem “Baixo” apresentou os melhores resultados, sendo adotado e recomendado como procedimento-padrão.
- Com a nova configuração da garra florestal utilizada na segunda fase da pesquisa, o tempo médio de carregamento foi reduzido significativamente, apesar da redução de 19% na produtividade com o uso do Sistema de Pesagem.
- Apesar da redução de produtividade, o Sistema de Pesagem proporcionará maior disponibilidade mecânica do carregador florestal, mantendo a sua eficiência operacional.
- O Sistema de Pesagem mostrou-se eficiente na determinação do peso da carga, em que se obteve um erro médio de 217,9 kg, representando uma variação média de 0,72%, quando o máximo permitido pela legislação é de 5%.
Assim, o maior diferencial da balança está em sua precisão nos carregamentos, pois quando implementada nas operações, a tecnologia permite que os veículos sejam carregados de acordo com o peso ideal estabelecido pelas normas, evitando multas e apreensão por sobrecarga.
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22 de setembro de 2022