Testato

Industrialização Brasileira: O que nos trouxe até aqui?

Industrialização Brasileira: O que nos trouxe até aqui?

O Brasil faz parte do grupo de países que realizaram sua industrialização de forma tardia, bastante atrasada em relação aos pioneiros da industrialização, que iniciaram esse processo ainda no século XVIII.

Durante muito tempo, ele ocupou destaque somente no setor primário, com a agropecuária e o extrativismo (vegetal, mineral e animal).

Atualmente, após sucessivas crises econômicas, o Brasil é considerado um dos países mais industrializados, com economia forte e intensa participação capitalista global.

Desde a década de 1990, é visto como um dos melhores países para se investir e instalar indústrias e hoje, ocupa o décimo quinto lugar nesse segmento em escala mundial

Industrialização: Entendendo o conceito

Industrialização é o processo de modernização pelo qual passam os meios de produção de uma sociedade, marcado pela ampliação tecnológica e desenvolvimento da economia.

Portanto, um país industrializado é aquele cuja economia ou modelo de produção se concentra no desenvolvimento industrial e na produção de bens e serviços em larga escala.

A Revolução Industrial

industrialização é um processo antigo na humanidade. Ainda durante a Idade Média, novas técnicas marcaram o avanço dos meios de produção e de produtividade.

Técnicas mais aprimoradas de agricultura, artesanato e manufatura deram suas contribuições para o desenvolvimento pleno da indústria.

A Revolução Industrial foi o período de grande desenvolvimento tecnológico, que teve início na Inglaterra a partir da segunda metade do século XVIII.

A partir de então, se espalhou pelo mundo, causando grandes transformações, garantindo o surgimento da indústria e consolidando o processo de formação do capitalismo.

As fases da Industrialização Brasileira

A industrialização brasileira pode ser dividida em quatro fases distintas:

Primeira fase: Pré-industrial 1500-1808

De 1500 a 1808não se falava em indústria no país, pois o Brasil era colônia de Portugal.

Fazia-se restrição ao processo industrial, e a produção existente na época era tradicional, com uso da mão de obra.

No ano de 1785, a Coroa Portuguesa publicou um alvará, proibindo a instalação de pequenas fábricas e manufaturas no Brasil.

Segunda fase: 1808-1929

Fase marcada pelo início da abertura de fábricas e pequenas manufaturas, mediante a revogação do alvará de 1785.

Em 1828, instaurou-se o protecionismo econômico, determinando que todos os produtos vindos de fora do país, sofreriam um acréscimo de valor, o que dificultava a importação comercial e favorecia o desenvolvimento da indústria brasileira.

Terceira fase: 1930-1955

Diversas políticas públicas foram criadas para promover o desenvolvimento econômico nacional rumo a uma industrialização completa e eficiente.

Houve uma maior diversificação do parque industrial brasileiro, com a fundação de importantes indústrias estatais de base (ou de bens de capital), como a Companhia Siderúrgica Nacional (CSN), a Vale e a Petrobrás.

Quarta fase: 1956 até os dias atuais

Os projetos políticos instalados no governo do presidente Juscelino Kubitschek (1956-1961), promoveram uma intensa abertura econômica do país para as empresas multinacionais.

Nessa fase, ampliou-se fortemente a abertura de novas empresas, dos mais variados tipos, incentivando o consumo, o consumismo e a competitividade, tanto interna quanto externa.

Brasil e a industrialização atual

O país vive um forte crescimento e desenvolvimento industrial, motivado e influenciado pelo capital externo e pelas multinacionais instaladas em nosso território.

Contamos atualmente com parques industriais sofisticados e competitivos, de maneira descentralizada em todo o território, com produção de bens de base, intermediários e de ponta.

Nos últimos anos, a economia brasileira ficou marcada pela privatização das empresas estatais nas áreas de mineração, bancária e telecomunicações.

O país está se desenvolvendo e ocupando um lugar de destaque no cenário internacional.

E aí, curtiu esse post? Deixe seu comentário e compartilhe-o em suas redes sociais.

02 de fevereiro de 2023

Acompanhe as nossas redes sociais

chamar no WhatsApp
chamar no WhatsApp
Comercial Testato www.testato.com.br Online
Fale com a gente pelo WhatsApp
×