Testato

Lubrificação Automática: Qual o melhor tipo? Linha Simples, Linha Dupla, Linha Múltipla ou Sistema Progressivo

Lubrificação Automática: Qual o melhor tipo? Linha Simples, Linha Dupla, Linha Múltipla ou Sistema Progressivo

A lubrificação automática é fundamental para garantir a eficiência, produtividade e vida útil de máquinas e equipamentos. Entre os sistemas mais utilizados estão o progressivo e o linha simples, cada um com suas vantagens e desvantagens. A escolha ideal depende de uma análise criteriosa das necessidades da aplicação. Importante entender que a escolha da graxa ou do lubrificante é essencial para na escolha do melhor sistema de lubrificação automática, incluindo o que pode ocorrer

Muito do que vamos discutir hoje e as imagens foi também influenciado pelo excelente post do Blog da Mecânica!

Sistema Linha Simples

No sistema de lubrificação automática de Linha Simples, uma única bomba central envia lubrificante por uma linha de fornecimento para cada dispositivo de dosagem. Cada ponto de lubrificação recebe lubrificante de um único dispositivo de dosagem, que pode ser regulado para fornecer a quantidade precisa de graxa ou óleo.

Funcionamento

Uma bomba, que pode ser pneumática, manual ou elétrica, impulsiona o lubrificante por uma linha principal que o distribui diretamente para os pontos de lubrificação.

  1. Dispositivos de dosagem volumétricos(injetores), que são peças fixas com orifícios e pistões, enviam uma quantidade precisa de lubrificante a cada acionamento da bomba, que pode ser de graxa fluida ou óleo.
  2. O sistema conta com um sinal central de monitoramento, que informa a situação de lubrificação da máquina. Se um ponto de lubrificação estiver bloqueado, o sistema continua funcionando normalmente, sem interromper a operação.

Vantagens

  • Simplicidade: Instalação e manutenção mais fáceis.
  • Fácil expansão do projeto(inclusão de novos pontos de lubrificação).
  • Ajuste de vazão de lubrificante por ponto.
  • Sistema mais robusto.
  • Maior resistência à contaminação.
  • Aplicável em equipamentos de médio e grande porte(ex.: escavadeiras, carregadeiras, tratores, equipamentos industriais com longas linhas de alimentação).

Desvantagens

  • Segurança: Não há interrupção da operação em caso de falha em um ponto, podendo danificar a máquina.
  • Custo: Custo mais elevado que o sistema progressivo

Diagrama

Imagem de Testato

Linha Progressiva

A bomba principal se conecta a pelo menos um dispositivo de dosagem(bloco distribuidor). Cada ponto de lubrificação recebe lubrificante de um dispositivo de dosagem(bloco distribuidor), que pode ser ligado a outros dispositivos de dosagem para aumentar o número de pontos atendidos.

Funcionamento

  1. Uma bomba, que pode ser pneumática, manual ou elétrica, impulsiona o lubrificante por uma linha principal.
  2. Dispositivos de dosagem progressivos(bloco distribuidor), que são modulares e formados por seções superpostas ou de corpo único, dividem o lubrificante em quantidades predefinidas ou iguais para cada ponto de lubrificação.
  3. Os dispositivos de dosagem(bloco distribuidor) funcionam de forma sequencial, liberando o lubrificante para os pontos somente quando a bomba está em operação. Se a bomba parar, os dispositivos ficam na posição atual e retomam de onde pararam no próximo ciclo.
  4. Se um ponto de lubrificação estiver bloqueado, o circuito progressivo é interrompido e o sistema envia um sinal de alerta, evitando danos à máquina.



Vantagens

  • Precisão: Dosagem individualizada para cada ponto, evitando desperdício e desgaste prematuro.
  • Segurança: Interrupção da operação em caso de falha em um ponto, prevenindo danos à máquina.
  • Ideal para: Máquinas menos complexas com menor número pontos de lubrificação (ex: máquinas-ferramenta, prensas, transportadores, peneira vibratória, equipamentos móveis de pequeno porte).
  • Custo: Menor do que o sistema linha simples.
  • Instalação e manutenção simples

Desvantagens

  • Menos robusto
  • Suscetível a travamento por contaminação do lubrificante
  • Aplicável em equipamentos de menor extensão e número de pontos.
  • Vazão por ponto pré definida.
  • Dificuldade em expansão/alteração do projeto.

Diagrama

Imagem de Testato

Linha Dupla

No sistema de lubrificação automática progressiva, uma bomba central se conecta a dois conjuntos de linhas principais, que alternam o seu funcionamento, pressurizando e despressurizando o sistema. Cada ponto de lubrificação recebe lubrificante de um dispositivo de dosagem, que pode ser ligado a outros dispositivos de dosagem para aumentar o número de pontos atendidos.



Funcionamento

Uma bomba, que pode ser pneumática, manual ou elétrica, impulsiona o lubrificante por uma linha principal. Uma válvula direcional, que pode ser mecânica, elétrica ou hidráulica, alterna o fluxo do lubrificante entre as duas linhas principais, pressurizando uma e despressurizando a outra. Dispositivos de dosagem de pistão, que são peças modulares e formadas por seções superpostas, dividem o lubrificante em quantidades predefinidas ou iguais para cada ponto de lubrificação. Os dispositivos de dosagem funcionam de forma alternada, liberando o lubrificante para os pontos somente quando a linha correspondente está pressurizada. Se a linha mudar de pressão, os dispositivos ficam na posição atual e retomam de onde pararam no próximo ciclo. Se um ponto de lubrificação estiver bloqueado, o sistema é interrompido e o sistema envia um sinal de alerta, evitando danos à máquina.

Vantagens

Precisão: Dosagem individualizada para cada ponto, evitando desperdício e desgaste prematuro. Segurança: Interrupção da operação em caso de falha em um ponto, prevenindo danos à máquina. Ideal para: Máquinas de grande porte, com muitos pontos de lubrificação e longas distâncias entre eles (ex: laminadores, extrusoras, injetoras).

Desvantagens

Custo: Mais elevado do que o sistema linha simples. Manutenção: Exige maior atenção e conhecimento técnico.

Diagrama

Imagem de Testato

Sistema Linha Múltipla

No sistema de lubrificação automática de Linha Múltipla, uma bomba central se conecta a vários dispositivos de dosagem, cada um com um número determinado de saídas. Cada ponto de lubrificação recebe lubrificante de uma saída específica, que pode ser ajustada para fornecer a quantidade adequada de óleo ou graxa.

Funcionamento

Uma bomba, que pode ser pneumática, manual ou elétrica, impulsiona o lubrificante por uma linha principal que o distribui para os dispositivos de dosagem. Dispositivos de dosagem de pistão, que são peças independentes com vazão ajustável, enviam o lubrificante para as saídas correspondentes a cada ponto de lubrificação. O sistema conta com um sinal central de monitoramento, que informa a situação de lubrificação da máquina. Se um ponto de lubrificação estiver bloqueado, o sistema não é afetado, pois cada dispositivo de dosagem opera de forma isolada.

Vantagens

Flexibilidade: Possibilidade de atender a diferentes tipos e quantidades de pontos de lubrificação, com vazões variáveis. Confiabilidade: Funcionamento independente dos dispositivos de dosagem, sem comprometer o sistema em caso de falha em um ponto. Ideal para: Máquinas de médio e grande porte, com muitos pontos de lubrificação e condições severas de operação (ex: siderúrgicas, mineradoras, cimenteiras).

Desvantagens

Custo: Mais elevado do que o sistema linha simples e o sistema progressivo. Manutenção: Exige maior controle e verificação dos dispositivos de dosagem.

Diagrama

Imagem de Testato

Conclusão

A escolha sobre qual o melhor sistema de Lubrificação Automática para sua situação depende de uma análise criteriosa das necessidades da aplicação.

A escolha do melhor sistema de Lubrificação Automática depende de uma análise criteriosa das necessidades da aplicação, levando em conta fatores como o tipo de máquina, o número de pontos de lubrificação, a frequência de lubrificação, a viscosidade do lubrificante, a temperatura de operação, o ambiente de trabalho, o custo de instalação e manutenção, entre outros.

Ao optar pelo sistema mais adequado, é possível obter os benefícios da lubrificação automática, como a redução dos custos de manutenção, o aumento da produtividade, a melhoria da qualidade do produto e a preservação do meio ambiente.

Dentre eles, um pode ser mais recomendado para máquinas complexas com muitos pontos de lubrificação, enquanto o outro pode ser indicado para máquinas simples com poucos pontos de lubrificação.

Conte com a Testato para lhe ajudar com as melhores opções

28 de fevereiro de 2024

Acompanhe as nossas redes sociais

chamar no WhatsApp
chamar no WhatsApp
Comercial Testato www.testato.com.br Online
Fale com a gente pelo WhatsApp
×