Testato

Exportação de algodão pode levar Brasil para título mundial em 2023!

Exportação de algodão pode levar Brasil para título mundial em 2023!

2022 frustrou nossa expectativa de sermos hexacampeões mundiais de futebol, porém 2023 descortina um cenário positivo, de nos tornarmos o maior exportador de algodão do planeta.

E se essa possibilidade se concretizar, se juntará a inúmeros títulos mundiais, mais esse, já que o setor brasileiro diz estar preparado para avançar com a produção.

Já que no próximo ano apesar de custos mais altos, para não perder mercados da Ásia, especialmente da China, conquistados recentemente.

“Em curto período de tempo, seremos os maiores exportadores. E em um espaço de tempo um pouco maior, seremos também os maiores produtores. Talvez sejamos os maiores exportadores já no ano de 2023”, disse o produtor Júlio Cézar Busato.

“Matematicamente, deveríamos encolher a área de algodão”, disse ele, citando o custos de produção 27% mais altos após uma disparada dos valores de insumos em 2022. “Não faremos isso porque precisamos manter os mercados conquistados e a força de trabalho”, completou.

Posição do Brasil no ranking mundial: Entenda como chegamos aqui!

A cultura do algodão é conhecida pela humanidade há pelo menos 6 mil anos, para a fabricação de tecidos. Os indígenas brasileiros já dominavam o plantio, desde antes do descobrimento.

A produção comercial no país começou no século 18, nos estados da Região Nordeste e rapidamente, o Brasil se tornou um dos maiores produtores mundiais.

O processo foi impulsionado pela demanda inglesa de matéria-prima após a Revolução Industrial e a Independência dos Estados Unidos, que deixou de abastecer o mercado da Inglaterra.

Na década de 1990, iniciou-se a mecanização completa do cultivo. E com isso, a pluma brasileira passou a ter destaque no mercado internacional.

Na safra 2021/2022, o Brasil alcançou a vice-liderança global na exportação de algodão, atrás apenas dos Estados Unidos.

A China foi o principal destino das exportações brasileiras, seguida do Vietnã, Turquia e Bangladesh.

Projeções otimistas para 2023

O setor brasileiro diz estar preparado para avançar com a produção de algodão, para não perder mercados da Ásia, especialmente da China, conquistados recentemente.

Com a expectativa de aumento da área plantada, enquanto a pluma dos Estados Unidos deve enfrentar uma competição local acirrada com outros cultivos mais rentáveis, é real a possibilidade de o Brasil passar à frente dos americanos já nesse ano.

Segundo análise da empresa de consultoria e gestão de riscos hEDGEpoint Global Markets, a expectativa é de aumento de área de algodão no Brasil frente a 2021/22 e “plantio dentro da janela ideal”, considerando as condições climáticas atuais.

 “Assim, embora seja cedo para quantificar quanto de área o algodão irá de fato perder (nos EUA), fica claro que esta cultura já começa em desvantagem”, declarou, citando que a fibra sofre a concorrência do milho, soja, amendoim, arroz e trigo.

Além disso, condições climáticas podem prejudicar ainda mais as áreas de algodão americano. O Mundo continuará precisando de mais algodão em 2023 e 2024, segundo Lício Pena, diretor executivo da Associação Mineira dos Produtores de Algodão (Amipa).

Assim, com a possibilidade dos Estados Unidos reduzirem a área de plantio, o Brasil pode assumir a ponta e alcançar a posição de maior exportador por 2 motivos:

Primeiro, a redução da área de plantio americana.

Segundo, porque a China e a Índia são os maiores produtores do mundo, mas perdem na exportação para os Estados Unidos e podem perder para o Brasil, porque vendem pouco algodão deixando grande parte para o mercado interno.

E viva o algodão, que impulsionou a economia do Brasil colonial e incentivou a industrialização do país!
Esse artigo foi útil? Comente e não deixe de divulgá-lo, para que mais pessoas fiquem por dentro do assunto.

02 de fevereiro de 2023

Acompanhe as nossas redes sociais

chamar no WhatsApp
chamar no WhatsApp
Comercial Testato www.testato.com.br Online
Fale com a gente pelo WhatsApp
×