Testato

Aço verde: O aço sustentável e ecológico

Aço verde: O aço sustentável e ecológico

O aço é um material essencial para o desenvolvimento da humanidade. Os dados afirmam que cerca de 2 bilhões de toneladas são produzidas todos os anos.

Porém, é melhor não esquecer que estamos diante de uma das indústrias mais poluentes e consumidoras de energia do planeta, que gera 11% das emissões de CO2 no mundo.

A fabricação é feita em altos-fornos que utilizam combustíveis fósseis (carvão, petróleo e gás natural) para atingir as elevadas temperaturas e reações químicas necessárias.

Por essa razão, é necessário e urgente, iniciar um processo de descarbonização que, além disso, possa se converter em uma grande oportunidade econômica.

Dessa forma, o aço verde surgiu como uma opção para reverter a situação. 

Aço verde: entenda como ele é produzido

Desenvolvido no Brasil, o aço verde tem como principal característica, o processo produtivo ecológico, gerado por meio de carvão vegetal, sem a necessidade de utilizar combustíveis fósseis.

Também conhecido como Aço Verde do Brasil (AVB), o material representa uma inovação em escala global.

Em 2015, foi concluído o projeto de desenvolvimento do Aço Verde do Brasil, que durou cerca de sete anos.

Carvão de reflorestamento

Tendo como objetivo elaborar um processo de geração de aço, feito com energia renovável e limpa, o carvão vegetal, originado de florestas de eucalipto, tornou-se a solução ideal para tal, pois essa vegetação permite que a produção do carvão seja feita com impacto ambiental reduzido.

O projeto foi desenvolvido inicialmente no Vale do Jequitinhonha, em Minas Gerais, onde o plantio pôde ser feito com um controle a nível genético.

Hidrogênio

O hidrogênio verde é outra opção de substituir o uso do carvão fóssil, e combinado ao minério de alta qualidade do Brasil, a eficiência desse processo aumenta.

O grande potencial de expansão da geração eólica e solar e sua integração com o parque hidroelétrico existente, permite que o Brasil possa produzir hidrogênio a custos baixos, quando comparado a outros países.

O uso dessas vantagens para a produção de aço verde também resulta na aceleração da expansão das energias renováveis no país, levando a uma redução das emissões e dos custos da energia elétrica.

Vantagens do aço verde que você talvez não saiba

  • A preservação da biodiversidade natural;
  • Combate às mudanças climáticas;
  • Redução da emissão dos GEE (gases causadores do efeito estufa);
  • Impacto econômico positivo;
  • Redução de custos;
  • Versatilidade;
  • Inteligência 100% brasileira;
  • Geração de empregos, dentre outras.

O aço verde poderá ser utilizado nos mais diversos segmentos, com aplicações na construção civil, projetos arquitetônicos, agropecuária, dentre outros.

Podemos concluir portanto, que a qualidade dos insumos presentes em cada etapa da produção, conferem ao aço verde brasileiro, oriundo do carvão vegetal e do hidrogênio verde, um papel de destaque exemplar no cenário internacional.

E você, como percebe essas iniciativas para controlar a emissão de gases poluentes no planeta? Comente aqui e não deixe de compartilhar a publicação em suas redes sociais.

06 de setembro de 2022

Acompanhe as nossas redes sociais

chamar no WhatsApp
chamar no WhatsApp
Comercial Testato www.testato.com.br Online
Fale com a gente pelo WhatsApp
×