Testato

Falha catastrófica em equipamentos móveis: O que é e como evita-la?

Falha catastrófica em equipamentos móveis: O que é e como evita-la?

Define-se como falha catastrófica, aquela que ocorre sem aviso prévio e envolve grande parte da estrutura.

Ou seja, quando pequenas falhas, aparentemente inócuas, juntam-se para criar uma oportunidade de um acidente organizado.

Cada uma delas é o resultado da manipulação incorreta de erros não fatais e a combinação delas é suficiente para permitir a catástrofe.

Esses erros fazem com que o sistema se comporte de forma imprevisível, causando outros erros, que quando não tratados corretamente, criam um efeito dominó.

Portanto,a falha catastrófica é uma consequência de problemas decorrentes da má utilização da máquina, gerando desgastes perigosos para a produção.

As empresas devem estar preparadas para evitá-la, pois os danos causados por uma falha catastrófica, incidem em prejuízos expressivos.

Mas, como detectar uma falha catastrófica?

Existem muitas situações em que a comprovação da causa da falha é perdida na evidência sobre o efeito.

Isso porque, a ausência de boas evidências, leva a custosas decisões errôneas sobre como agir em determinada situação de avaria em equipamento móvel.

Muitos profissionais de manutenção já se depararam com modos de falhas recorrentes em maquinário sem ter ideia da causa-raiz da avaria, criando por vezes, procedimentos inócuos e desnecessários

Realizar uma manutenção periódica (preventiva, preditiva, proativa ou corretiva) nos equipamentos que sua empresa utiliza, é fundamental para evitar falhas em componentes mecânicos de equipamentos móveis.

Além da manutenção, é necessário também, verificar a correta execução do trabalho e a utilização dos equipamentos.

Manutenção nos equipamentos móveis: Quando praticá-la?

A determinação do tipo de manutenção (preventiva, preditiva, proativa ou corretiva e detectiva), a ser desenvolvida na máquina, ajuda a controlar os custos e melhorar o seu desempenho.

Vejamos os diferentes tipos de manutenção:

  • Manutenção Preventiva – Além de prever riscos, busca garantir a máxima produtividade e o aumento da vida útil do equipamento.

Uma das mais utilizadas nos contratos de manutenção, é executada com o intuito de reduzir a probabilidade de falhas dos equipamentos, normalmente baseada em históricos ou recomendações do fabricante.

  • Manutenção Preditiva – Manutenção realizada quando o equipamento atinge determinadas horas de funcionamento, sendo necessária a substituição de alguma peça.
  • Manutenção Proativa ou Corretiva – Age sobre os problemas, conforme as falhas surgem.

Aprofundamento que deve ser realizado por técnicos qualificados e classificados com as ferramentas especiais.

  • Manutenção Detectiva – Seu principal objetivo é garantir a viabilidade do equipamento em longo prazo.

Os principais pontos a serem observados durante a manutenção são:

Acompanhamento no serviço de pós-manutenção – A pós-manutenção deve ser acompanhada, garantindo a qualidade do serviço executado.

Detalhamento sobre o trabalho executado– Toda manutenção deve conter um relatório completo, detalhando o serviço executado no equipamento, a fim de sanar transtornos futuros.

Avaliação do nível de eficiência da máquina após o processo de manutenção – Após o processo executado, é importante avaliar a performance do equipamento, observando o empenho dispensado na obtenção dos resultados esperados.

Período entre reparos do equipamento – Verificar se o processo de manutenção está sendo executado dentro dos padrões de qualidade, observando o tempo de reparo entre um e outro, pode definir se a manutenção de máquinas foi bem realizada.

Peças Genuínas–Certifique-se de que foram usadas peças genuínas em seu maquinário, evitando as conhecidas “gambiarras”, provenientes da utilização de produtos paralelos, para a redução de custos com a manutenção.

As peças genuínas possuem garantia de fábrica contra qualquer tipo de defeito e prolongam a vida de seu equipamento. E você, que medidas tem tomado para evitar as temidas falhas catastróficas? Conte pra gente e não deixe de nos seguir nas redes sociais.

17 de novembro de 2022

Acompanhe as nossas redes sociais

chamar no WhatsApp
chamar no WhatsApp
Comercial Testato www.testato.com.br Online
Fale com a gente pelo WhatsApp
×