Testato

O Brasil que dá certo: Confiança aumenta em 27 dos 29 setores industriais!

O Brasil que dá certo: Confiança aumenta em 27 dos 29 setores industriais!

Segundo pesquisa realizada entre 1° e 12 de setembro último, junto a 2.171 indústrias, o Índice de Confiança do Empresário Industrial (ICEI) cresceu em 27 dos 29 setores da indústria.

Medido pela CNI, o Índice de Confiança do Empresário Industrial (Icei) avançou três pontos em setembro. Foi o segundo mês seguido de alta no indicador, puxada pela melhor percepção dos industriais sobre a economia brasileira

Todos os setores analisados avaliam de maneira positiva ou neutra as condições atuais da economia brasileira, na comparação com os seis meses anteriores.

Confederação Nacional da Indústria: Otimismo no setor

Em setembro, o Icei ficou em 62,8 pontos. “Ao permanecer acima da linha divisória de 50 pontos, o indicador demonstra que a indústria segue confiante”, explicou a CNI.

Segundo a entidade, a melhora aconteceu, principalmente, no componente relativo à economia brasileira, que cresceu 5,9 pontos. Mas houve alta em todos os componentes do índice: condições atuais e expectativas, relativas tanto à economia brasileira, quanto às próprias empresas.

Marcelo Azevedo, gerente de Análise Econômica da CNI, comenta o resultado. 

“Essa confiança alta e disseminada entre todos os setores é bastante importante. Empresários confiantes tendem a aumentar produção, contratação e investimento, o que não acontece quando há uma confiança menor. Importante também que essa confiança está calcada não apenas nas expectativas, mas também na avaliação das condições correntes de negócios, o que é um passo ainda mais importante na direção dessa alta da atividade industrial como um todo”, destaca. 

Setores e regiões

O otimismo com a recuperação da economia cresceu e as empresas estão recompondo seus estoques, a maioria dos setores está ao nível planejado, e isso está gerando uma nova confiança”, analisou Renato Fonseca, economista-chefe da CNI.

“A confiança aumentou nessa passagem de agosto para setembro muito pela avaliação dos empresários em relação aos seus negócios e à economia brasileira, na comparação com os últimos seis meses. Ou seja, os empresários percebem uma melhora tanto na economia quanto nos seus negócios. Também houve uma melhora nas expectativas para os próximos seis meses, que também ajudou a aumentar a confiança de um modo geral”, avaliou Azevedo. 

Houve avanço da confiança setorial entre as indústrias de todos os portes:

  • Empresas de pequeno porte – 3,1 pontos;
  • Empresas de médio porte – 2,4 pontos;
  • Empresas de grande porte – 2,8 pontos. 

Crescimento do ICEI por região

  • Sudeste – cresceu 3,6 pontos;
  • Sul – 3 pontos;
  • Centro-Oeste – 2,9 pontos;
  • Norte – 1,7 ponto;
  • Nordeste – 1,4 ponto.

Você sabia?

O maior otimismo dos empresários do setor está diretamente ligado a fatores como a queda do desemprego e da inflação no Brasil;

O Brasil gerou 218.902 vagas de empregos com carteira assinada em julho, sendo 50.503 na indústria, segundo dados do Cadastro Geral de Empregados e Desempregados (Caged) do Ministério do Trabalho e Previdência;

No acumulado de 2022, foram criados 1.560.896 empregos formais no país, dos quais 266.824 novos empregos foram ofertados pelo setor industrial.

Boas notícias, não é? Esse é o Brasil que dá certo! Compartilhe essa publicação em suas redes sociais e continue nos seguindo.

21 de outubro de 2022

Acompanhe as nossas redes sociais

chamar no WhatsApp
chamar no WhatsApp
Comercial Testato www.testato.com.br Online
Fale com a gente pelo WhatsApp
×